GOD

27/09/09

Dívidas

O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir. (Mateus 18:27)

Nosso pecado é grande, mas a graça de Deus é maior
Leia: Mateus 18:23-35

Desde a infância nos ensinam como ter sucesso num mundo onde não há graça: "Você recebe pelo que paga". "O primeiro pássaro pega a minhoca". "Não há ganho sem dor". Eu conheço bem estas regras, porque vivo com elas. Trabalho pelo que ganho. Gosto de vencer; insisto nos meus direitos. Quero que as pessoas recebam o que merecem.


Mas as parábolas de Jesus sobre a graça nos ensinam um conceito radicalmente diferente. Em Mateus 18:23-27, ninguém podia acumular uma dívida tão grande quanto a do servo da história. Isto ressalta o argumento: é uma dívida que é imperdoável. No entanto, o rei o liberou dela.

Quanto mais reflito sobre as parábolas de Jesus que proclamam a graça, tanto mais inclinação tenho de aplicar a palavra estranha para descrever a matemática do Evangelho. Eu creio que Jesus nos deu essas histórias para nos afastarmos completamente do mundo do "pagar na mesma moeda", onde não existe graça, e entrar no reino de Deus, onde a graça é infinita.
Se presto atenção, escuto um sussurro alto do Evangelho, de que não recebi o que eu merecia. Eu merecia a punição mas recebi perdão. Merecia a ira e recebi amor. Merecia a prisão como devedor e, em lugar disto, recebi um histórico com o crédito limpo. Eu merecia ouvir severas reprovações e ter que suplicar de joelhos em arrependimento.
Em vez disto, recebi diante de mim um banquete.

Deus abençõe a todos

2 comentários:

Rogerio Avellar disse...

Olá, muito bom o seu texto!
Muitas vezes queremos receber o perdão de Deus mas, não temos capacidade de abrir mão das magoas do nosso passado.
Devemos seguir o exemplo: Assim como ele nos perdoou, devemos perdoar o nosso proximo.

Grande abraço!

Anónimo disse...

Mensagem de amor desta palavra,Deus sempre nos dá novas opotunidades,para que possamos nos encontrar com a verdade e praticar atos bons.

Enviar um comentário